Um novo modo de se ver a culinária

Que tal ver o mundo da culinária com outros olhos? Perder essa visão de “simplesmente comida” que temos quando estamos saboreando algum prato novo é essencial para quem quer ter a experiência completa. Uma boa experiência culinária começa fora da mesa de jantar, muito antes dela, na verdade.

Você pode separar a experiência culinária em duas formas distintas. A primeira é o preparo do alimento, mas não estamos falando da montagem do prato e da receita, mas sim do cuidado com os ingredientes que são selecionados para fazer parte desse prato. É incrível como a seleção dos ingredientes faz toda a diferença no sabor. Para uma boa experiência culinária, é importante saber de onde vieram os ingredientes, se eles são locais ou importados, e conhecer o cuidado com que são colhidos ou preparados. E isso é apenas o começo!

O preparo

O preparo é uma das partes mais importantes na hora de se montar um prato. Um bom chefe vai providenciar uma refeição inesquecível, com sabores diferentes que podem marcar sua memória pra sempre. E tudo isso sempre vai começar no preparo, no cuidado com que os ingredientes são preparados, cortados e temperados. Há toda uma arte por trás da culinária, e cada experiência é única neste sentido.

Pode até parecer que isso não faz diferença, mas a verdade é que isso influencia e muito no sabor do prato. Um chefe experiente sabe como extrair o verdadeiro sabor do alimento, e você já percebe isso na primeira garfada.

O lugar

A segunda parte de uma boa experiência culinária é o lugar onde ela acontece, e como ela acontece. Aprecie o ambiente onde você está, veja os detalhes que estão ali para encher seus olhos, e se delicie em meio a um festival de cores. Se você está em uma viagem, aproveite para conhecer a cidade antes de experimentar o sabor da cultura local.