Deliciosa tainha recheada
Bom, se o assunto é comida boa e frutos do mar, sem dúvida alguma a toda poderosa rainha de tudo isso é a tainha. No sul, ela é considerada como um dos peixes mais saborosos do mercado, e por um bom motivo. Não apenas ela é deliciosa, mas já faz parte da tradição de Santa Catarina consumi-la das mais diversas formas que você possa imaginar. E hoje você vai aprender a fazer esse peixe incrível de uma das formas mais tradicionais: a tainha recheada assada.
Tainha recheada assada
Você vai precisar de uma tainha grande, sal, pimenta, alho e limão para temperá-la. O recheio da tainha é feito com os seguintes ingredientes:
- Ova de tainha
- Ovos cozidos
- Meia cebola picada
- Um tomate picado
- Três dentes de alho picados
- Meia xícara de azeitona preta
- Sal e pimenta
- Farinha de mandioca
- Batata cozida
- Duas colheres de azeite de oliva
Esses são os principais ingredientes para você deixar sua tainha deliciosa, mas é claro, você pode fazer o recheio da forma que achar mais gostoso.
Preparo
Faça alguns furos na tainha com uma faca e depois misture todos os temperos, espalhando-os bem pelo peixe inteiro. Deixe a tainha marinando por uma meia hora enquanto você prepara a farofa.
Primeiro aqueça o azeite e frite os temperos (alho e cebola), depois coloque o tomate, o sal e a pimenta, e também a ova da tainha em pedacinhos.
Quando as ovas estiverem bem cozidas, acrescente os ovos cozidos bem picadinhos e as azeitonas. Aí é só você colocar farinha de mandioca e misturar muito bem. Lembre-se de deixar a farofa bem úmida.
Agora é hora de assar a belezura! Forre uma forma com papel alumínio e coloque a tainha lá dentro, recheando-a com a farofa antes de fechá-la com alguns palitos. Depois é só cobrir a tainha com o papel alumínio e deixá-la assando no forno por 50 minutos!